


Imaginar futuros possíveis:
comunidades resilientes e práticas curatoriais
O Protocolo de Curadoria e o Protocolo para Criação de Redes e
Comunidades “Tecer, Rendar e Urdir” são publicações do Grupo
de Pesquisa ETC da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).



Empreendedorismo, desenvolvimento pessoal e impactos socioambientais positivos.
Programa de Formação Empreendedora

O Programa de Formação Empreendedora visa capacitar para o empreendedorismo, com o objetivo de promover o desenvolvimento pessoal e gerar impactos socioambientais positivos.
O Programa visa capacitar pessoas para o empreendedorismo, destacando seu potencial de transformação pessoal, familiar e comunitário, e os impactos socioambientais positivos dos negócios. Além da formação técnica, ele propõe que as participantes atuem como multiplicadoras, construindo uma rede de apoio estratégica para a consolidação de empreendimentos e a ampliação das transformações sociais.
A iniciativa vai além da criação de negócios, incentivando a formação de uma rede de apoio e colaboração entre as participantes, que atuam como multiplicadoras, o que é fundamental para a consolidação dos empreendimentos e a ampliação das transformações sociais.

MCIC: Guia para Concepção e Planejamento Organizacional
Desenvolvido por Ramon Bezerra Costa e Larissa Leda F. Rocha, o Modelo para Criação de Iniciativas Contemporâneas (MCIC) é uma ferramenta de concepção e planejamento organizacional que parte de um diagnóstico do momento contemporâneo, feito por meio do MCC – Mapa das Crises da Contemporaneidade. O livro explora e sintetiza os conceitos de comunicação, economia, modelos de negócios e empreendedorismo para vislumbrar alternativas. O MCIC pode ser utilizado por organizações de qualquer tipo, públicas/privadas, grandes/pequenas, antigas/novas, para solucionar diferentes problemas.

Cursos de curta duração
São as ações formativas promovidas pelo ETC e têm como proposta compartilhar os conhecimentos construídos pelo Grupo. Ministrados por seus próprios membros, esses cursos possuem carga horária pequena, mas seguem o mesmo compromisso com a educação crítica, a capacitação técnica e o fortalecimento de saberes que orientam todas as iniciativas do ETC. Além de promoverem a disseminação das pesquisas do ETC, os cursos também têm um papel estratégico na qualificação contínua dos próprios integrantes do grupo, estimulando a troca de experiências, o aprofundamento de temas específicos e a construção colaborativa do conhecimento.

Divulga CI
Desenvolvido por Aline Vasconcelos, o curso Divulga C.I., é composto por cinco módulos, com possibilidade de acesso aos materiais de apoio de forma gratuita. Além da versão on-line, o conteúdo também é oferecido em outros formatos, como palestra, workshop e curso presencial, todos igualmente gratuitos. O curso tem o objetivo de contribuir para que os pesquisadores assumam um papel de protagonismo na divulgação de seus próprios trabalhos.

Modelo de Mapeamento da Memória Organizacional (M3O)
Desenvolvido por Andreia Barbosa, o M3O é uma ferramenta de gestão que sintetiza em três passos o exercício de reminiscência de uma organização com a finalidade de obter informações que favoreçam a conexão do seu fazer atual com seu passado e expectativas do futuro. Por exemplo, o mapeamento da memória organizacional pode resultar em subsídios cuja aplicação se dá tanto na validação da história da organização, incluindo a identificação de marcos e pontos de lições aprendidas, quanto em processos de planejamento estratégico, identificação e revisão de produtos e serviços, (re)desenho de políticas (de comunicação, de memória, de tecnologias, de relacionamento com o público) e modelagem de negócios (sejam eles lucrativos ou não).
A partir da aplicação de diagnósticos e modelos como o MCC e o MCIC, podemos identificar potencialidades e problemas tentamos buscar as soluções e implementar mudanças.
Consultorias

Consultoria com a Agência Tambor
A parceria entre o ETC e a Agência Tambor está relacionada também a uma consultoria que se desenvolve a partir da análise da atual dinâmica comunicacional da Agência Tambor.
Nesse sentido, a partir da aplicação de diagnósticos e modelos como o MCC e o MCIC, podemos identificar potencialidades e problemas. Mas além disso, tentamos buscar as soluções e implementar mudanças. A proposta dessas mudanças estão alinhadas também com algumas frentes e valores importantes para o ETC. Nesse caso em específico, temos a curadoria de informações que fazemos dos conteúdos da Agência, bem como a construção de redes e comunidades e sustentabilidade financeira a partir da campanha de financiamento coletivo.
Para orientar esses objetivos, fizemos uma pesquisa de público para entender as necessidades do público da Agência Tambor e entender como esse público se relaciona com o conteúdo. A partir disso, sugerimos mudanças quanto à linguagem utilizada nos produtos jornalísticos, produção de conteúdo que possa contemplar as necessidades evidenciadas na pesquisa, além de outras estratégias específicas para tentar suprir algumas necessidades da Tambor.