Minha história #11 – Esporte

Fonte: Imagem gerada pela IA Adobe Firefly.

Neste boletim, a paratleta de judô Luana Santos conta sua trajetória e como mesmo sem ter, inicialmente, a pretensão de ter autonomia financeira por meio do esporte, hoje ela consegue viver de maneira mais confortável possível. 

“Eu entrei para o esporte apenas por saúde e outros motivos, no início não era nem para competir. Não tinha nem ideia que aqui também tinha o incentivo para a bolsa,  mas apenas com dois meses de treino fui informada que eu estava na lista de quem iria competir.

Eu não tinha para onde correr, já estava na lista, fui lá  e encarei o desafio. Acabei gostando. Isso em 2024.   

No mesmo ano, após algumas competições, consegui a Bolsa Atleta, na categoria atleta nacional que o valor é um pouco mais de R$ 1000,00. Agora vou contar a minha experiência com esta bolsa.

Mais ou menos o valor que mencionei acima recebemos em 12 parcelas (durante 12 meses). A minha experiência recebendo a bolsa durante um ano antes de renová-la foi uma grande ajuda. Por quê? Porque a minha vida financeira é algo um pouco complexo, para ser um pouco mais específica: quero dizer o BPC,  – Benefício de Prestação Continuada à pessoa com deficiência. Tenho uma complicação com esse benefício, mas esse não é o caso agora.  

Com o Bolsa Atleta, consegui me manter razoavelmente, fica fácil para quem não mora de aluguel ou tem uma despesa a mais, que é o meu caso. Não moro de aluguel. A única despesa é a conta de luz e, claro, os meus mantimentos e coisas pessoais.

É óbvio que o valor é muito pouco, para quem mora de aluguel e tem mais despesa fica realmente um pouco complicado este valor. Por isso que o Bolsa Atleta veio para me ajudar muito mais e com muito esforço e dedicação consegui renovar mais um ano, Muitos acham um pouco, realmente é pouco para nós, mas  sabendo gastar com responsabilidade e consciência tudo fica tranquilo. 

Eu sempre tento manter a boa educação financeira, sempre priorizando os gastos mais importantes, para depois os gastos irrelevantes, antes de tudo, com uma boa educação financeira você consegue ter um gasto e uma consciência  tranquila.

Continue acompanhando/participando da discussão sobre o tema em nossas redes sociais e no site.

Logotipo do Observatório de Inclusão e Economia